Campanha Rio 450 – Dia Mundial sem tabaco
Em 2010 o IPPMG lançou a Campanha Quixotes da Saúde na Luta Contra o Tabagismo na Infância e na Adolescência para alertar e informar a população, os profissionais de saúde e os estudantes universitários sobre os danos à saúde causados pela poluição tabágica.
O tabagismo é um sério problema de saúde pública e de toda a sociedade. É uma das maiores causas de doenças e mortes evitáveis.
Jovens começam a fumar, sem perceber que uma atitude, aparentemente inofensiva, poderá deixa-lo dependente de uma droga (nicotina), sob o risco de adoecer, comprometer a sua qualidade de vida e causar danos ambientais.
Hoje, nas comemorações aos 450 anos da Cidade Maravilhosa, gostaríamos de convocar a população para a defesa desta causa.
Viva bem, viva sem fumar!
Rio limpo, Rio lindo!
Clique nas figuras para ampliá-las
A campanha dos Quixotes vai se dedicar à realização do Fórum de Tabagismo na Infância e Adolescência, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, que acontecerá em 28 de agosto na Casa da Ciência da UFRJ.
Convidamos a todos a participar!
♦
MATERIAL PARA DIVULGAÇÃO
Dê download do folder (salvar como...), imprima e corte nas linhas
Vem aí o Fórum de Tabagismo na Infância e na Adolescência
Este é o nosso espaço de discussão, construção de propostas e ações mais efetivas, na luta por melhor compreensão deste grave problema que atinge a saúde das pessoas e do planeta.
Dia 28 de agosto de 2015, de 9 às 16 horas,
na Casa da Ciência da UFRJ.
Esta é uma iniciativa dos Quixotes da Saúde, unindo o IPPMG e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
PARTICIPE!
10 ANOS da assinatura do Tratado Internacional em Defesa da Saúde Pública
Há mais de meio século o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, nosso IPPMG vem cuidando da saúde das crianças brasileiras, e temos muito orgulho disso. Estamos comprometidos com a qualidade da assistência médica, com a formação e com o ensino universitário, contribuímos com a construção, difusão e divulgação de novos conhecimentos na área pediátrica.
Lei anti-fumo passa a valer em todo o país
Vitória, vitória sim de toda a sociedade, da população brasileira e dos profissionais de saúde, que visa maior proteção e cuidado com a qualidade do ar que respiramos, protegendo adultos, crianças e idosos da fumaça tóxica do cigarro. Fumar agora só em áreas ao ar livre, como as calçadas das ruas, praças, parques,praias enfim em espaços abertos, em ambientes bem ventilados.
Vitória no combate ao fumo
A Campanha Quixotes visa fortalecer os objetivos da Convenção Quadro: “proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras conseqüências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do tabaco”.
No Brasil, 200 mil pessoas morrem por ano por conta do tabaco. Pela estimativa da OMS, a cada dia 100 mil jovens começam a fumar. No Brasil, 75% dos fumantes iniciam o hábito de fumar começa antes do 18 anos. O objetivo é proteger a população do fumo passivo e contribuir para diminuição do tabagismo.
No Dia Mundial Sem Tabaco, dia 31 de maio, o Ministério da Saúde anunciou, a regulamentação da Lei Antifumo, que estabelece ambientes de uso coletivo 100% livres de tabaco.
Desde 15 de dezembro de 2011, a Lei nº 12.546 (no artigo 49) proíbe fumar em recintos coletivos fechados, privados ou públicos, de todo o país. A Lei nº 12.546, que alterou a Lei nº 9.294/1996, determina que o Poder Executivo regulamente esta medida.
A legislação antifumo conjugada com ações educativas contribuirão para a redução do tabagismo na sociedade.