Sociedade Brasileira de Pediatria lança documento científico para ajudar na prevenção e tratamento de doenças alérgicas



O aumento progressivo do número de pacientes alérgicos, sobretudo nas últimas décadas, tem gerado prejuízos à qualidade de vida e ao pleno desenvolvimento de uma parcela considerável da população pediátrica em todo o mundo. Para contribuir com a redução do surgimento de novos casos no País, o Departamento Científico (DC) de Alergia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou nesta semana um Guia Prático de Atualização com orientações para os pediatras sobre quais medidas são eficazes para a prevenção de doenças alérgicas.

De acordo com a publicação, estratégias de prevenção primária podem ser administradas em crianças com pelo menos um parente em primeiro grau – pai, mãe ou irmão – com doença alérgica documentada. Crianças identificadas nesse grupo de risco são consideradas mais vulneráveis a reações do sistema imunológico em decorrência de exposição ambiental, microbiana externa e pela própria microbiota humana.

Texto completo em: http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/sbp-lanca-documento-cientifico-para-ajudar-na-prevencao-e-tratamento-de-doencas-alergicas/