Projeto Biblioteca Viva em Hospitais

Em abril de 2001, o Ministério da Saúde trouxe para o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ) o Projeto Biblioteca Viva em Hospitais (PBVH). Mais quatro hospitais públicos também receberam o projeto em 2001, e devido a seus resultados positivos, em 2002 o projeto foi implantado em mais 27 hospitais pediátricos, em dez estados brasileiros.

O Projeto Biblioteca Viva em Hospitais é fruto da parceria de três instituições que se preocupam com as condições de vida e de atendimento das crianças. São elas: O Ministério da Saúde, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e o Banco Citibank. Esse projeto visa à melhoria da qualidade do atendimento a criança e ao jovem hospitalizado, propiciando o alívio de tensões e favorecendo às mudanças no quadro pscológico dos mesmos.

O projeto possui um acervo de literatura infanto-juvenil selecionado em cima de critérios de qualidade do texto e das ilustrações, bem como da diversidade quanto ao seu conteúdo, sem restrições temáticas. Esse acervo vai de encontro às crianças através dos mediadores de leitura, que são bolsistas e/ou voluntários, treinados de acordo com a rotina hospitalar e seus devidos cuidados.

A partir de 2006, o PBVH passa a consolidar a experiência de inclusão social desenvolvida pelo curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da UFRJ, por meio da disciplina Mediação de Leitura, ministrada para os alunos do curso já no primeiro período. Em 2010 o PBVH passa a ser um Projeto de Extensão (Pró-reitoria de Extensão da UFRJ – PR5).

Atualmente, o IPPMG é um polo de formação e capacitação de profissionais e voluntários voltados para projetos de leitura em ambiente hospitalar.

O PVHV acredita na leitura e no acesso ao livro de qualidade como direitos fundamentais para crianças, jovens, adultos e idosos. O projeto tem desenvolvido diferentes experiências em escolas, creches, ongs, espaços comunitários e instituições ligadas aos atendimento de saúde, obtendo resultados relevantes na formação de leitores e na ampliação do acesso ao livro de qualidade