História

O Instituto de Puericultura e Pediatria Martgão Gesteira (IPPMG) foi inaugurado em 02 de outubro de 1953, sendo o primeiro prédio construído no campus da cidade universitária.

O projeto arquitetônico do IPPMG é de Jorge Machado Moreira e de Roberto Burle Marx e foi premiado na II Bienal de Arquitetura do Estado de São Paulo, no mesmo ano.

Seu nome é uma homenagem a seu fundador, o Professor Joaquim Martagão Gesteira. 

O IPPMG é o hospital universitário pediátrico da UFRJ e faz parte das unidades acadêmicas que compõem o complexo hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O hospital assiste crianças de 0 a 13 anos que necessitam de atenção de média e de alta complexidade. É referência nacional em pediatria. Possui diversos especialistas em doenças raras que compõem 26 serviços de especialidade pediátrica e um serviço de infectologia em obstetrícia.

O Instituto tem como missão desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, articuladas à assistência especializada a crianças e adolescentes do Rio de Janeiro, com excelência técnica, ética e humanizada, em consonância com os preceitos do SUS.  Além de um hospital pediátrico, o IPPMG é unidade de ensino, pesquisa e extensão na área materno-infantil. Desde 2017, conta com Mestrado Acadêmico em funcionamento.

O IPPMG possui 82 leitos. São 54 leitos de enfermaria, que constituem a Unidade de Pacientes Internos (UPI); 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, sendo 6 leitos pediátricos e 4 para assistência a RN com patologias cirúrgicas; 12 leitos de emergência e 6 leitos de hospital-dia. A Unidade de Emergência funciona 24 horas por dia, prestando assistência clínica de urgência/emergência a crianças de todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro.