Qualidade e segurança do paciente

NÚCLEO DE QUALIDADE HOSPITALAR

(Portaria nº 4025 publicada no BUFRJ em 04/05/2023)
E-mail: qualidade@ippmg.ufrj.br

Qualidade nos serviços de saúde consiste na “atenção centrada nas pessoas, famílias e comunidades, com níveis ótimos de segurança, eficácia, oportunidade, eficiência e acesso equitativo como atributos” (OPAS, 2021). Nesse sentido, para garantir o alcance desses atributos é necessária disponibilidade dos serviços, além de sua adequada organização e gestão. Transformando e o fortalecendo os sistemas promove-se qualidade da atenção em saúde (OPAS, 2021).

Nessa perspectiva, no IPPMG, em março de 2023, foi criado a Núcleo de Qualidade Hospitalar. Tal iniciativa teve o intuito de sistematizar o planejamento, a formulação e a operacionalização dos processos assistenciais e de apoio, necessários à garantia da qualidade nos serviços prestados, almejando-se a acreditação hospitalar.

O Núcleo de Qualidade hospitalar tem como atribuições:

  1. Promover a cultura de melhoria contínua dos processos e resultados, com foco na sustentabilidade.
  2. Implementar a gestão por processos.
  3. Coordenar a gestão de documentos do Instituto, tanto do prontuário do paciente quanto dos documentos administrativos.
  4. Estabelecer diretrizes específicas das ações coordenadas e articuladas junto aos Escritórios de Gestão, Clínica de Puericultura e Pediatria e Escritório de Ensino.
  5. Monitorar os indicadores elencados como prioritários pelo Núcleo de Qualidade  junto à Direção Geral e os Escritórios de Gestão, Clínica de Puericultura e Pediatria e de Ensino.
  6. Estabelecer mecanismos para identificar de não conformidades nos processos e procedimentos descritos pelos setores/serviços. 
  7. Acompanhar os planos de ação desenvolvidos pelos setores/ serviços para a correção das não conformidades.
  8. Coordenar ações para a integração e a articulação multiprofissional no âmbito da instituição.
  9. Reduzir desperdícios, custos, subutilização e baixa produtividade por meio do mapeamento dos processos e uniformização das condutas.
  10. Executar, monitorar e avaliar ações de melhoria de qualidade alinhadas com a segurança do paciente, especialmente aquelas relacionadas aos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde. 
  11. Monitorar e avaliar proposta de metas e indicadores para inserção nos processos de contratualização.
  12. Elaborar e emitir relatórios de auditorias internas.

Componentes do Serviço

Ana Cristina Cisne Frota
Médica
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar -CCIH/ Ambulatório da Doenças Infecto-Parasitárias – DIP
Analúcia Mendes
Médica
Núcleo de Vigilância Epidemiológica – NVEH/ Serviço de Emergência
Elisabete Correa de Medeiros
Enfermeira
Divisão de Hotelaria Hospitalar
Rodolpho Terra Alves
Assistente em Administração
Setor de Faturamento
Verônica Pinheiro Viana
Enfermeira
Divisão de Extensão

Referência Bibliográfica:

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE – OPAS. Melhorar a qualidade do atendimento na prestação de serviços de saúde. OPAS, 2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/eventos/melhorar-qualidade-do-atendimento-na-prestacao-servicos-saude. Acesso em: 09 de agosto de 2023.

NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE

(Portaria nº 4007 publicada no BUFRJ em 04/05/2023)
E-mail: nsp@ippmg.ufrj.br

Atualmente, a Segurança do Paciente é definida como uma “estrutura de atividades organizadas que criam culturas, processos, procedimentos, comportamentos, tecnologias e ambientes na assistência de saúde que, constantemente e sustentavelmente, diminuam os riscos, a ocorrência de eventos adversos evitáveis, façam com que o erro seja menos provável e diminuam o impacto do erro quando ele ocorrer (OMS, 2021)”.

O Núcleo de Segurança do Paciente é a “instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente”, conforme disposto na RDC no 36/2013 (BRASIL, 2013).

Cabe ao NSP à implementação de ações voltadas à segurança do paciente, consistindo em uma dimensão imprescindível na busca pela qualidade das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde. É função primordial do NSP a integração das diferentes instâncias que trabalham com riscos na instituição, considerando o cuidado centrado no paciente, promovendo a articulação dos processos de trabalho e das informações que ofereçam riscos ao paciente.

 De acordo com a RDC n°. 36/2013, as principais competências do NSP são:

  • Implantar os Protocolos de Segurança do Paciente e realizar o monitoramento dos seus indicadores:
  • Desenvolver ações para a integração e a articulação multiprofissional no serviço de saúde;
  • Elaborar, implantar, divulgar e manter atualizado o Plano de Segurança do Paciente;
  • Promover mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades nos processos e procedimentos realizados, incluindo aqueles envolvidos na utilização de equipamentos, medicamentos e insumos e propor ações preventivas e corretivas;
  • Desenvolver, implantar e acompanhar programas de capacitação em segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde;
  • Analisar e avaliar os dados sobre incidentes decorrentes da prestação do serviço de saúde;
  • Compartilhar e divulgar à direção e aos profissionais do serviço de saúde os resultados da análise e avaliação dos dados sobre incidentes relacionados à assistência à saúde decorrentes da prestação do serviço de saúde;
  • Notificar ao SNVS os EA decorrentes da prestação do serviço de saúde;
  • Manter sob sua guarda e disponibilizar à autoridade sanitária, quando requisitado, as notificações de EA;
  • Acompanhar os alertas sanitários e outras comunicações de risco divulgadas pelas autoridades sanitárias.

Os problemas que ocorreram durante a prestação do cuidado, que resultaram ou não em dano ao paciente, no IPPMG, podem ser notificadas por profissionais de saúde e familiares/ acompanhantes. Clique no link para notificar, você estará contribuindo para a melhoria do cuidado prestado.

Notificação de Incidentes

Componentes do Serviço

Telma Galvão de Assis Gazelle
Enfermeira
Coordenadora do NSP
Camille Petruccio U. Brandão
Farmacêutica
Dilene Francisco Constancio
Assistente Social
Karina de Ferran
Médica
Divisão de Hotelaria Hospitalar
Laiza Dias Perez
Médica
Thais Cavalcanti Marques
Assistente Social
Michelle Ferreira
Fonoaudióloga

Referências:

Organização Mundial da Saúde. Plano de ação global para a segurança do paciente 2021-2030: Em busca da eliminação dos danos evitáveis nos cuidados de saúde. Genebra. 2021. Licença: CC BY-NC-SA 3.0 IGO Disponível em https://ameci.org.br/wp-content/uploads/2022/09/Patient_Safety_Plan_OMS_PORTUGUES-1-1.pdf. Acesso em 02 de agosto de 2023.