MAIO ROXO: Pediatras alertam para importância do diagnóstico precoce das doenças inflamatórias intestinais



Neste domingo (19), celebra-se o Dia Internacional das Doenças Inflamatórias Intestinais, motivo pelo qual este mês é conhecido por “Maio Roxo”. A data tem como objetivo alertar toda a sociedade sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) e a importância de seu diagnóstico precoce. A iniciativa, celebrada simultaneamente em todo o mundo, conta com o apoio do Departamento Científico de Gastroenterologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

PARA ACOMPANHAR AS ATIVIDADES FEITAS MUNDIALMENTE, CLIQUE AQUI

“A Doença Inflamatória Intestinal é um nome genérico dado para os tipos de doença que acometem o intestino e têm caráter inflamatório. São três os tipos de DII: doença de Chron (DC), aquela que acomete todo o sistema digestório; retocolite ulcerativa (RCU), que aparece no cólon; e a colite não classificada, que é uma colite grave com características sobrepostas das duas doenças”, explica o dr. Silvio Rocha, do DC de Gastroenterologia da SBP.

No mundo, cerca de 10 milhões de pessoas vivem com essas patologias crônicas. A DII pode se apresentar em qualquer idade, sendo 5% em crianças menores de cinco anos e apenas 15% dos adultos são maiores de 60 anos. O diagnóstico na infância ou adolescência ocorre em 15 a 20% do total de casos. A Doença de Chron manifesta-se na infância ou adolescência em até 25% dos pacientes e a retocolite ulcerativa ocorre antes dos 20 anos entre 15 e 40% dos casos.

Texto completo em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/maio-roxo-pediatras-alertam-para-importancia-do-diagnostico-precoce-das-doencas-inflamatorias-intestinais/