SBP apresenta documento científico sobre gagueira na infância



A gagueira é um distúrbio de base neurológica, iniciado na infância, que altera os padrões normais da fala. Para auxiliar os pediatras na identificação precoce desse problema, que pode causar grande impacto na vida do portador e de seus familiares, o Departamento Científico de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou nesta semana um novo documento sobre o tema.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO

De acordo com o texto, as rupturas involuntárias da fala que interferem em sua velocidade e continuidade podem ser caracterizadas como disfluências comuns ou típicas da gagueira. Em indivíduos fluentes, essas manifestações ocorrem em cerca de 10% das falas, embora apenas 3% desse total deva corresponder às disfluências típicas da gagueira.

Algumas das situações recorrentes que devem levantar a suspeita do distúrbio são: repetição de palavras não monossilábicas, de segmentos ou frases inteiras; hesitação ao falar; além do uso frequente de interjeições e palavras incompletas. Segundo o documento, a ciência ainda não apresentou todas as causas da gagueira, mas é possível afirmar que o problema não é psicológico ou emocional, assim como não faz parte do desenvolvimento normal da fala e da linguagem da criança.

Texto completo em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/sbp-apresenta-documento-cientifico-sobre-gagueira-na-infancia/