Dor de crescimento é tema de nova publicação do Departamento de Reumatologia da SBP



Para auxiliar os pediatras no diagnóstico diferencial de dores recorrentes no público infantil, o Departamento Científico de Reumatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) elaborou o documento “Isso é dor de crescimento ou algo mais sério?”. A publicação indica uma série de métodos que podem ser utilizados para diferenciar dores benignas, presentes em alguma fase da vida em cerca de 10% a 20% das crianças, daquelas dores características de doenças mais sérias.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO

De acordo com o texto, não há nenhuma relação comprovada entre as fases de desenvolvimento físico com as chamadas “dores de crescimento”, mas o termo foi consagrado pelo uso e ainda é amplamente utilizado. Apesar de ter causa desconhecida, essa modalidade de dor tem uma condição branda, de curso autolimitado, sendo que na maioria das vezes a história clínica e o exame físico são suficientes para chegar ao diagnóstico por exclusão.

Matéria completa em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/dor-de-crescimento-e-tema-de-nova-publicacao-do-departamento-de-reumatologia-da-sbp/