Taxa de ideação suicida é alta em pré-adolescentes



Por: Michelle E. Grady

Até 18% dos pré-adolescentes entre 11 e 13 anos têm ideação suicida, mostra nova pesquisa.

Os resultados do estudo longitudinal de acompanhamento em três fases mostraram que 15,9% dos meninos e meninas pré-adolescentes tiveram ideação suicida na primeira fase e 18,2% e 18,0% na segunda e terceira fases, respectivamente.

“Apesar da melhora geral na saúde, as taxas globais de comportamento suicida ainda são altas, e os suicídios ocorrem em todas as regiões do mundo e em todas as idades”, escreveram os pesquisadores, liderados pela primeira autora, Dra. Núria Voltas, da Rovira i Virgili University, na Espanha.

Os pesquisadores também analisaram os fatores de risco de ideação suicida nos participantes e descobriram que sintomas depressivos, ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) eram os principais fatores, e que eles diferiam por gênero.

“Nos meninos são os sintomas depressivos anteriores que determinam a ideação suicida subsequente”, observou a Dra. Núria em um comunicado à imprensa. Nas meninas é uma combinação de sintomas de ansiedade, TOC e a situação socioeconômica da família, acrescentou ela.

O estudo foipublicado on-line em 22 de abril no periódico Archives of SuicideResearch.

Texto completo em: https://portugues.medscape.com/verartigo/6503897