Aleitamento materno pode ser feito com segurança mesmo em uso de anticonvulsivantes, diz estudo

Por: Batya Swift Yasgur

Um novo estudo traz achados tranquilizadores para as mulheres que desejam amamentar seus bebês mas fazem uso de anticonvulsivantes.

Os pesquisadores analisaram a concentração criança-mãe de anticonvulsivantes na 5ª e 20ª semanas após o parto por meio de amostras de sangue de 164 mulheres em aleitamento materno que estavam tomando este tipo de medicamento, e de seus bebês.

Quase metade das concentrações de anticonvulsivantes nos lactentes foi inferior ao limite de quantificação (LQ) e muito inferiores às concentrações no sangue das mães.

“Observamos sistematicamente grandes grupos de lactentes e descobrimos que os níveis gerais eram mais baixos do que na mãe, e em muitos eram bastante baixos, abaixo de um nível detectável”, disse ao Medscape, o pesquisador do estudo Dr. Kimford Meador, médico e professor de neurologia na Stanford University School of Medicine e no Stanford Neuroscience Health Center, nos Estados Unidos.

“Considerando a ausência de eventos adversos relacionados com o aleitamento e os reconhecidos benefícios desta prática – redução do risco de depressão, câncer, diabetes e infecção, para citar alguns – eu incentivo que, se as mães quiserem e puderem, amamentem mesmo se estiverem tomando anticonvulsivantes. Não vi nenhum efeito indesejável em meus pacientes em 20 anos”, relatou o Dr. Kimford.

Texto completo em: https://portugues.medscape.com/verartigo/6504364