Em parceria com Ministério da Saúde, SBP divulga nota sobre COVID-19 e síndrome inflamatória em crianças e adolescentes

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com o Ministério da Saúde, a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), lança nesta semana uma nota de alerta com recomendações a respeito do manejo clínico de crianças e adolescentes com COVID-19. Conforme destaca o documento, apesar da doença apresentar manifestações mais relevantes em pacientes acima de 60 anos de idade ou com comorbidades associadas, sintomas graves também têm sido relatados em uma pequena parcela da população pediátrica.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO

De acordo com a publicação, as primeiras descrições sobre o tema surgiram em abril desse ano, no Reino Unido. Posteriormente, Espanha, França e Estados Unidos também registraram episódios similares. Segundo as descrições dos casos, a nova apresentação clínica da COVID-19 em crianças e adolescentes é caracterizada por síndrome inflamatória multissistêmica, com manifestações semelhantes àquelas observadas na síndrome de Kawasaki típica, Kawasaki incompleta ou síndrome do choque tóxico.

Entre os sintomas recorrentes, constam: febre persistente e elevada; exantemas de apresentações variadas; conjuntivite; edema em mãos e pés; dor abdominal; confusão mental; linfonodos aumentados; e manifestações gastrointestinais, como vômitos e diarreia. Os episódios evoluem para choque cardiogênico (com hipotensão arterial e taquicardia) e elevações de marcadores de função miocárdica (troponina e pró-BNP).

Matéria completa em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/em-parceria-com-ministerio-da-saude-sbp-divulga-nota-sobre-covid-19-e-sindrome-inflamatoria-em-criancas-e-adolescentes/