Funcionamento psicossocial deveria ser o oitavo sinal vital, dizem médicos



Por: Carolyn Crist

Estados Unidos (Reuters Health) – Em suas consultas de rotina, os pediatras verificam a pressão arterial, a temperatura, o pulso, o peso corporal, a estatura, entre outros fatores. Eles também deveriam rastrear questões de saúde mental, de acordo com dois psiquiatras infantis.

Embora grupos médicos já tenham há muito reconhecido a importância da triagem psicossocial, a ferramenta não é parte regular das avaliações clínicas, escreveram os autores no periódico JAMA Pediatrics.

“Nós gastamos tempo avaliando sinais vitais que mostram pouca variação durante a infância, como a frequência cardíaca e respiratória, enquanto o sinal vital que mostraria a maior variação para algumas crianças é o desenvolvimento emocional e psicossocial”, disse um dos autores do estudo, Dr. Michael Jellinek, Massachusetts General Hospital da Harvard Medical School, nos Estados Unidos.

Questões psicossociais se tornaram alguns dos transtornos de saúde crônicos mais comuns entre crianças e adolescentes, com uma prevalência de 10% a 20% nos EUA, acrescentou o autor.

Matéria completa em: https://portugues.medscape.com/verartigo/6505173