Nova edição da revista Residência Pediátrica já está disponível para leitura e download



A edição completa do volume 11, número 3, referente aos meses de setembro a dezembro de 2021 da revista Residência Pediátrica (RP) já está disponível para leitura e download. O editorial é assinado pelo Diretor de Ensino e Pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Joel Alves Lamounier. O texto aborda a nutrição infantil e a atividade física no contexto da pandemia pelo coronavírus.

Já na seção Ponto de Vista, é apresentado o artigo “Insuficiência respiratória em pacientes pediátricos com paralisia cerebral: como podemos prevenir?”. O texto ressalta a necessidade de adoção de medidas preventivas para melhorar a qualidade de vida de pacientes pediátricos com paralisia cerebral, considerando que eles apresentam maior risco de desenvolver insuficiência respiratória devido às suas particularidades anatômicas e fisiológicas.

Em Artigo Original, 18 textos abordam diversas áreas e temas, como: “Triagem para distúrbios emocionais e psicossociais em crianças e adolescentes com excesso de peso”; “Associação entre a avaliação clínica e funcional de crianças e adolescentes asmáticos”; “Prevalência do uso problemático de telefone celular por adolescentes de um município do Paraná”; dentre outros.

E na editoria Relato de Caso, são apresentados 27 textos, dentre eles: “Pseudo síndrome de Prune Belly em paciente do sexo feminino: relato de caso”; “Doença granulomatosa crônica: um relato de caso”; “Diagnóstico tardio de fibrose cística em criança com teste de triagem neonatal negativo”; “Cardiopatia congênita incomum em paciente com síndrome de Down: um relato de caso”; e outros.

E, por fim, em Cartas ao Editor, o artigo “Distúrbios da deglutição e disfagia na infância” tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade de uma criteriosa avaliação médica especializada antes do início de terapias, além da atuação contínua de especialistas médicos, na investigação e seguimento das crianças portadoras de distúrbios de deglutição.

REFERÊNCIA – A revista Residência Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) surgiu em 2011 com a missão de contribuir com a formação acadêmica dos residentes e incentivá-los a participar ativamente na produção científica sobre temas relacionados à saúde da criança e do adolescente.

Referência entre médicos pediatras e demais profissionais de saúde, o periódico é uma publicação quadrimestral, em fluxo contínuo, está indexado em importantes plataformas e é editado em português e inglês. Todo seu conteúdo pode ser acessado livremente.

Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/nova-edicao-da-revista-residencia-pediatrica-ja-esta-disponivel-para-leitura-e-download/