ROTEIRO BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA
O projeto de pesquisa a ser apresentado ao CEP/IPPMG via PLATAFORMA BRASIL (a ser anexado ao final do processo de cadastro) deve conter a seguinte estrutura:
- Capa: deve conter o título do projeto, o nome do autor e sua posição na instituição onde o projeto está sendo desenvolvido (por exemplo: Aluno do Curso de Mestrado do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente da Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ) e o ano de elaboração do projeto. O título deve ser sucinto, porém completo;
- Contra-capa: co-autores (se houver), e instituições a que pertencem;
- Sumário;
- Resumo do projeto;
- Projeto de pesquisa:
5.1. Introdução:
- Razões determinantes de pesquisa;
- Estado atual do conhecimento a partir de uma revisão da literatura (análise crítica da metodologia e conclusões dos estudos; o que foi feito; o que resta a fazer, o que ainda não se conhece; o que merece ser investigado);
- A importância deste estudo, seus propósitos, repercussão e aplicação dos resultados.
5.2. Objetivos:
- Geral: utilizar verbos no infinitivo;
- Específicos: descrever todos os aspectos que serão investigados – utilizar verbos no infinitivo.
5.3. Metodologia:
- Tipo de Estudo;
- Local de realização do estudo:
- Setores onde o estudo será realizado;
- Concordância das chefias do serviço onde a pesquisa será realizada;
- População de Estudo:
- População-alvo;
- Cálculo do tamanho da amostra;
- Processo de amostragem;
- Critérios de inclusão e exclusão;
- Forma de recrutamento dos indivíduos participantes na pesquisa;
- Descrição detalhada dos procedimentos a serem realizados (para estudos de intervenção):
- Acompanhamento e assistência aos pacientes;
- Como garantir a adesão ao tratamento;
- Compromisso de fornecimento de determinada medicação até que a mesma esteja disponível (para estudo de novos fármacos);
- Critérios para suspender ou encerrar a pesquisa;
- Descrição detalhada das variáveis do estudo: nome, definição e categoria;
- Procedimentos a serem utilizados para a coleta de dados:
- Instrumentos de coleta de dados – válidos, confiáveis, adaptados para uso no Brasil, situações em que o instrumento já foi aplicado;
- Forma de coleta de dados;
- Responsável(is) pela coleta de dados;
- Forma de coleta de material biológico, uso e destino deste material, comunicação dos resultados dos exames aos participantes da pesquisa (caso pertinente).
- Processamento de dados: softwares onde os dados serão armazenados.
- Análise de dados: Descrever os testes estatísticos e softwares que serão utilizados.
5.4. Questões éticas:
- Deve estar citado no corpo do Protocolo de Pesquisa que o mesmo está em consonância com o estabelecido na Resolução n° 196/96 e suas complementares;
- Anexar Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e/ou Termo de Assentimento, que deve ser redigido com linguagem acessível ao participante da pesquisa e conter as seguintes informações:
- Título do projeto;
- Introdução com justificativa do estudo;
- Objetivos do estudo;
- Descrição detalhada dos procedimentos a serem realizados;
- Descrição detalhadas dos riscos, desconfortos e benefícios decorrentes da pesquisa;
- Orientação e garantia de atendimento em caso de emergência;
- Garantia de direito de recusa sem prejuízo do tratamento médico;
- Caso haja coleta de material biológico, esclarecer que este será utilizado apenas na pesquisa em questão, descrever sua forma de armazenamento e destino;
- Espaço para assinatura do paciente ou de seu representante legal;
- Espaço para assinatura dos responsáveis pela pesquisa, com telefone para contato.
O Termo de Consentimento livre e esclarecido deve ser entregue aos responsáveis pela criança ou adolescente, e o termo de assentimento deve ser entregue para a criança/adolescente. Deve-se ressaltar que o termo de assentimento não substitui a necessidade de consentimento informado dos pais ou responsáveis. O assentimento assinado pela criança demonstra a sua cooperação na pesquisa.
5.5. Recursos necessários:
- Humanos: pesquisador, orientador, assistentes de pesquisa, digitador, estatístico, etc…
- Materiais: consumo, permanente, equipamentos, etc….
5.6. Orçamento Detalhado: Previsão de custos institucionais e verbas extras. Citar a fonte financiadora, se houver. Explicitar que a pesquisa não resultará em ônus para o IPPMG.
5.7. Cronograma: Descrever todas as etapas e tempo previsto, de acordo com a proposta abaixo:
ATIVIDADE | Mês | |||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | |
Revisão literatura | ||||||||||||
Coleta dados | ||||||||||||
Análise dados | ||||||||||||
Relatório final |
5.8. Referências Bibliográficas.
5.9. Anexos:
- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
- Termo de Assentimento;
- Instrumentos de coletas de dados.