O conteúdo programático-prático do R1 do IPPMG está em acordo com a Resolução CNRM 01/2016 e corresponde a 90% da carga horária total.
Desta forma, o residente do primeiro ano tem a vivência de seis meses de pediatria hospitalar e cinco meses de pediatria ambulatorial.
- Atenção básica
Ocorre no ambulatório de pediatria geral do IPPMG a fim de realizar puericultura e no Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira/ Fiocruz.
- Enfermaria pediátrica
Neste rodízio o residente tem a possibilidade, de acordo com a escala anual, de experimentar a vivência da pediatria hospitalar em duas das quatro enfermarias clínicas do IPPMG.
- Enfermaria de cirurgia pediátrica
Neste rodízio o residente a vivencia os processos e prática envolvendo o paciente pediátrico cirúrgico e acompanha o ambulatório de Cirurgia Pediátrica.
- Assistência básica ao recém-nascido
Este período de estágio é realizado na Maternidade Escola da UFRJ onde o residente realiza assistência ao parto e às primeiras horas de vida do recém-nascido
- Treinamento em urgência e emergência
O treinamento é feito durante um mês fixo com complementação da carga horária em plantões noturnos e nos finais de semana.
- Especialidades pediátricas ambulatoriais e pediatria geral
Ao longo do primeiro ano de residência, o aluno vivenciará as áreas de atuação pediátricas tanto nas enfermarias quanto nos ambulatórios específicos nomeados como A, B e C.
No ambulatório de pediatria geral o residente realizará a puericultura não só os pacientes pediátricos sadios bem como dos pacientes com comorbidades com necessidade de acompanhamento pediátrico na forma de consultas rotineiras para avaliação global da saúde e aspectos do crescimento, desenvolvimento e prevenção e promoção da saúde.
Durante os meses de permanência do R1 no IPPMG, o mesmo terá uma tarde de ambulatório fixo por semana quando será possível fazer o acompanhamento pediátrico dos seus pacientes sob a supervisão de um preceptor determinado pela coordenação da UPE.
- Plantões e folgas
Os plantões semanais poderão ocorrer tanto na UPI quanto na emergência de acordo com a escala, incluindo finais de semana e feriados mensalmente pactuados entre os residentes.
Quando o residente estiver na Maternidade Escola, os plantões semanais e visitas são cumpridos naquela instituição, a exceção à regra são os plantões de feriado, quando o R1 cumpre escala anual, previamente pactuada entre os seus pares, no IPPMG.
O residente terá direito a um turno de folga durante o ano, ocorrendo idealmente após a realização dos plantões.
- Visitas
Durante os finais de semana e feriados, os residentes lotados na UPI deverão passar visita numa distribuição de 60% das visitas previstas para aquele mês de acordo com a escala mensal pactuada entre as partes.
Quando estiverem na Maternidade Escola, os residentes terão direito a uma tarde de folga que será acordado com a chefia do Alojamento Conjunto.