13º Cobrapem estimula diretrizes da humanização na relação entre pediatras e pacientes



A humanização na saúde está relacionada às práticas e recursos voltados à ampliação do relacionamento entre médicos e pacientes. Entender o sofrimento de quem necessita de atendimento, bem como contar com suas opiniões, é uma das premissas de um trabalho que leva em conta a totalidade do indivíduo para além da enfermidade. O médico, poeta, pintor e filósofo espanhol, José de Letamendi y Manjarrês (1828-1897) dizia que “o médico que apenas sabe medicina, nem medicina sabe”.

Foi com base nessa narrativa que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) escolheu o tema central do 13º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Cobrapem): “Humanidades e Medicina: a contribuição da Endocrinologia Pediátrica”. A expectativa do evento, que acontece até o próximo sábado (1/6), em Costa do Sauípe (BA), é mostrar aos participantes a importância da humanização do paciente.

“Não há dúvidas de que o Brasil precisa de pediatras cada vez mais qualificados e de sensibilidade aguçada, capazes de entender o que não se traduz em palavras, um talento que se desenvolve a partir do contato com as abordagens ligadas às humanidades e à espiritualidade. Os pacientes e suas famílias também se beneficiarão pelas mudanças surgidas, ao ganharem a atenção de pediatras melhor preparados e mais sensíveis”, disse a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

Texto completo em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/13o-cobrapem-estimula-diretrizes-da-humanizacao-na-relacao-entre-pediatras-e-pacientes/