Aleitamento materno em tempos de Covid-19



Por: Dra. Sabrine Teixeira

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu uma nota com orientações sobre o aleitamento materno na maternidade e após a alta para o domicílio, indicando que a amamentação deve ser mantida, ainda que haja suspeita ou confirmação de infecção pelo SARS-CoV-2 (sigla do inglês, Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2).

Essa recomendação vai ao encontro do proposto pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), porém, nem todos os países implementaram políticas semelhantes. Em um comentário publicado no periódico Maternal & Child Nutrition, pesquisadores norte-americanos e australianos discutiram as diferentes condutas adotadas pelo mundo.

Em países como China, Malásia, Japão e Índia, por exemplo, os recém-nascidos são separados das mães logo após o nascimento, ainda que elas estejam apenas com suspeita de Covid-19, sem confirmação laboratorial.

Matéria completa em: https://portugues.medscape.com/verartigo/6504919?nlid=135891_4208&src=WNL_ptmdpls_200610_mscpedit_peds&uac=311575FR&impID=2414475&faf=1