‘Assinatura’ do autismo detectável no sangue?

Por: Megan Brooks

Características metabólicas únicas no sangue podem identificar precisamente mais de 50% das crianças com transtorno do espectro autista, um achado que os pesquisadores acreditam poder levar ao diagnóstico precoce e a novos tratamentos individualizados.

Os últimos achados do Children’s Autism Metabolome Project (CAMP) mostram que uma bateria de testes “otimizada” identificou 53% das crianças que tinham transtorno do espectro autista com uma especificidade de 91%.

“Nosso objetivo é tornar essa abordagem valiosa para os médicos na determinação de quais crianças deveriam receber uma avaliação diagnóstica profissional”, disse ao Medscape o autor sênior, Dr. David G. Amaral, Ph.D., professor distinto da University of CaliforniaDavis, e diretor do MIND Institute Autism Center of Excellence em Sacramento.

“Uma meta de longo prazo é estabelecer subtipos de autismo que possam se beneficiar de um tratamento metabólico mais especializado”, ele acrescentou.

O estudo foi publicado on-line em 18 de junho no periódico Autism Research.

Matéria completa em: https://portugues.medscape.com/verartigo/6505020