Coagulopatia após TCE é preditor de resultado neurológico desfavorável em crianças

Por: Teresa Santos (colaborou Dra. Ilana Polistchuck)

Coagulopatia associada a trauma é um importante preditor de desfecho neurológico negativo em pacientes pediátricos que sofreram traumatismo cranioencefálico, mostra estudo publicado em dezembro no periódico Child’s Nervous System.

A revisão retrospectiva incluiu crianças que fizeram algum procedimento neurocirúrgico e os autores do estudo analisaram resultados no primeiro e no sexto mês após o evento.

Hipotermia, acidose e coagulopatia devem ser monitoradas no atendimento ao paciente. No caso de coagulopatia são indicados hemocomponentes e exames hemostáticos como tromboelastografia e tromboelastometria, que, embora de alto custo, promovem um detalhamento mais preciso da formação e da quebra do coágulo, disseram os pesquisadores do estudo, que são do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP) e da University of Saarland, na Alemanha.

Texto completo em: https://portugues.medscape.com/verartigo/6503073