Com que idade crianças e adolescentes podem ter celular ou sair sozinhos? Especialistas opinam



Pediatras apontam os momentos mais propícios para que os filhos recebam mais autonomia e tomem suas próprias decisões

Os pais muitas vezes se deparam com algumas questões, como, por exemplo, a idade certa para os filhos terem um celular, acesso às redes sociais ou liberdade para irem sozinhos ao supermercado, ou até ajudarem na cozinha. Não existe apenas uma resposta, mas o segredo para tomar a decisão certa parece estar, em muitos casos, nos próprios filhos.

Em entrevista à CNN Portugal, a psicóloga Marta Leite e os pediatras Fernando Chaves e Manuel Magalhães reuniram recomendações sobre percepção do nível de maturidade e responsabilidade que cada criança tem.

Qual é a idade ideal para que os filhos tenham um celular?

Os dois pediatras ouvidos consideram que as crianças só devem ter um celular a partir dos 10 anos. A psicóloga, por sua vez, aponta os 13 como a idade próxima do ideal.

“Normalmente, o que eu proponho aos pais é: o celular serve para a criança comunicar, mas também serve para a criança ser supervisionada ou controlada. Isso é uma vantagem”, comenta o pediatra Fernando Chaves, sublinhando que não existe uma idade específica para isso.

O pediatra Manuel Magalhães ressalta que não existe uma idade pré-estabelecida, mas que os pais devem estar abertos à possibilidade de as crianças terem um celular. “Têm que se sentir confortáveis e achar que há uma necessidade para tal. Depois, e provavelmente o mais importante, é a criança ter autonomia suficiente para poder tomar conta do seu celular.”

“É uma responsabilidade, portanto, deve ser uma criança que tenha algum grau de responsabilidade e que perceba a importância, os riscos e os benefícios de ter um celular”, afirma o pediatra.

Também a psicóloga Marta Leite acredita que é necessário levar em consideração o desenvolvimento cognitivo de cada criança, bem como a sua maturidade.

“Um celular é algo que está aberto ao mundo, estão todos ligados à internet. Consegue-se facilmente acessar a qualquer tipo de aplicações. Eles não sabem discernir o que é bom ou mau”, razão pela qual é necessário conversar abertamente com as crianças e alertá-las para os perigos que existem, sublinha a psicóloga. “Portanto, eu diria que a partir dos 12, 13 anos”, acrescenta.

Leia a matéria na íntegra em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/com-que-idade-podem-ter-um-celular-ou-quando-podem-sair-sozinhos-as-respostas-para-a-autonomia-de-criancas-e-adolescentes/