Cristina Paiva, coordenadora do projeto “Biblioteca Viva em Hospitais/IPPMG/UFRJ” ministra curso de Mediação de Leitura na unidade de internação feminina do Novo Degase

Teve início no dia 15/09, no Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (Cense PACGC), unidade de internação feminina do Novo Degase, o curso de Medição de Leitura. Ministrado pela coordenadora do projeto “Biblioteca Viva em Hospitais/IPPMG/UFRJ”, Cristina Paiva, o curso tem como proposta introduzir o universo da literatura e da mediação através de exemplos de trabalhos de leitura, além de caracterizar a mediação e mostrar como deveacontecero processo de organização, seleção e higienização do acervo.

O cursoérealizado todas as terças-feiras, totalizandocinco aulasno dia 13/10. Na terceira aula, houve a participação das adolescentes internas do PACGC durante a atividade prática, no pátio da unidade. Uma das servidorasparticipantesé a bibliotecária da Assessoria de Sistematização Institucional (Asist), Lídia Oliveira. Ela explicaa dinâmicadas aulas e a importância daparticipação das internas do PACGC.

– No primeiro momento, a mediação de leitura foi feita pelos alunos do curso. Depois das adolescentes ouvirem histórias e escolherem suas literaturas, algumas se encorajaram e assumiram o papel de mediadoras – revela a bibliotecária.