Diretrizes atualizadas para sepse grave e choque séptico pediátrico são tema de novo documento científico da SBP



O Departamento Científico de Terapia Intensiva da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta segunda-feira (25) o documento “Sepse grave e choque séptico pediátrico”. A publicação tem como objetivo atualizar os pediatras em relação às últimas diretrizes da Surviving Sepsis Campaign (SSC), uma iniciativa global que reúne organizações profissionais com intuito de melhorar o tratamento da sepse e reduzir a alta taxa de mortalidade associada à condição.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO

O texto apresenta as recomendações sobre suporte hemodinâmico pediátrico e neonatal, que atualiza as guias publicadas entre 2002 e 2016. As mudanças para 2017 consistem em indicações para que os hospitais tenham um programa de melhoria de desempenho para sepse, incluindo: pacotes de triagem para pacientes com doença aguda grave e de alto risco; implementação de protocolos com pacote de medidas “bundles”; pacotes de reconhecimento; ressuscitação; estabilização; e desempenho.

Texto completo em: http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/diretrizes-atualizadas-para-sepse-grave-e-choque-septico-pediatrico-sao-tema-de-novo-documento-cientifico-da-sbp/