Domínio da leitura, escrita e reconhecimento dos números é maior entre crianças com acesso a livros em casa



Por: Teresa Santos (colaborou Dra. Ilana Polistchuck)

Crianças que têm acesso a livros infantis durante a primeira infância têm mais chances de dominar habilidades de leitura, escrita e numérica, mostra estudo publicado na edição de junho de 2019 do periódico Journal of Global Health. 

A pesquisa, que foi desenvolvida por especialistas do Reino Unido e do Brasil, analisou dados de 35 países de média e baixa rendas e identificou que a probabilidade de dominar essas habilidades quase dobrou quando a criança teve acesso a pelo menos um livro em seu domicílio. No entanto, apenas metade das mais de 100.000 crianças avaliadas tinha um livro em casa. Os autores do estudo, Dr. Cesar Gomes Victora, médico da Universidade Federal de Pelotas e a economista Fernanda Ewerling, pesquisadora do Centro Internacional de Equidade em Saúde, falaram ao Medscape sobre o trabalho.

Texto completo em: https://portugues.medscape.com/verartigo/6503314