Estudo identifica alta incidência de erros durante uso do inalador por pacientes asmáticos

Por: Tara Haelle

Duas em cada cinco crianças internadas por crise aguda de asma cometem algum erro ao usar os próprios inaladores, mostra um estudo transversal prospectivo. Pular alguma etapa importante, como não respirar direito durante o uso do inalador , foi particularmente comum entre as crianças que usaram um espaçador de asma com bocal, em comparação às que usaram um espaçador com máscara.

“Apesar de estudos robustos demonstrarem que instruir pacientes com asma pode melhorar tanto a destreza no tratamento como os desfechos clínicos, nosso estudo mostra que ainda há um grande déficit no que diz respeito ao uso correto do inalador entre os pacientes asmáticos que acabam precisando de internação”, escreveram a Dra. Waheeda Samady, médica da Ann & Robert H. Lurie Children’s Hospital e da Northwestern University Feinberg School ofMedicine, em Chicago, e equipe.

Texto completo em: https://portugues.medscape.com/verartigo/6503545