Estudo mapeia causas de morte e mortalidade de crianças entre 5 e 14 anos em quatro países



Por: Elioenai Paes

Um estudo publicado no periódico The Lancet este mês avalia as causas de morte de crianças de 5 a 14 anos em Brasil, México, Índia e China – países que abrigam cerca de 40% da população dessa faixa etária no planeta.

O trabalho, que analisou dados entre 2005 e 2016, elucida as principais causas de morte em cada região, e abre caminho para discussões sobre metas de redução da mortalidade nessa faixa etária , já que a maioria das mortes foi considerada passível de prevenção.

Os pesquisadores analisaram informações sobre 244.401 mortes a partir de dados representativos fornecidos por instituições governamentais de cada país. No Brasil, os dados utilizados foram coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a médica brasileira, doutora em epidemiologia e uma das autoras do estudo, Dra. Cynthia Boschi-Pinto, havia uma lacuna importante no conhecimento sobre as causas de morte em crianças dessa faixa etária, pois as atenções estavam voltadas apenas à mortalidade de crianças menores de cinco anos – atualmente a taxa de mortalidade de crianças entre 5 e 14 anos é seis vezes menor do que a de crianças abaixo de cinco anos, em todo o mundo. Este foco na primeira infância ganhou força especialmente depois do estabelecimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000.

Texto completo em: https://portugues.medscape.com/verartigo/6503405