Fiocruz promove ação de incentivo à amamentação



Doar leite pode salvar vidas. Por isso, a Fiocruz, em parceria com a Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping centers do país, inicia o projeto nacional de sensibilização para a doação de leite humano com um grande ‘mamaço’ em 14 centros comerciais do grupo, nas cinco regiões em que está presente. A ação acontecerá simultaneamente nos shoppings Ancar Ivanhoe no próximo sábado (19/5), às 15h, com o intuito de conscientizar a população sobre o tema em todo o Brasil com a mobilização de milhares de pessoas em um grande ato de amamentação coletiva. A iniciativa também dá início à campanha Aqui Tem Vida, de arrecadação de frascos de vidro, que será realizado em 19 empreendimentos até o dia 28 de maio e busca suprir um dos maiores problemas dos bancos de leite humano: o armazenamento.

Hoje, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) da Fiocruz necessita de 18 mil frascos por ano para garantir a nutrição de recém-nascidos prematuras e de baixo peso, que não podem ser amamentados pela própria mãe. Para o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano da Fiocruz, João Aprígio Guerra de Almeida, a iniciativa representa um momento de intensa mobilização. “A embalagem adequada para a doação é um ponto sensível para a gente, angariar frascos significa aumentar nossa capacidade operacional. O mamaço vai coroar toda essa ação, vai ser um marco importante até porque nossa expectativa é também divulgar que os bancos de leite são uma casa de apoio à amamentação e estão de portas abertas para qualquer mulher que tem dificuldade para amamentar”, aponta.

Segundo Diego Marcondes, gerente nacional de marketing da Ancar Ivanhoe, o movimento tem o objetivo de reforçar a importância de um gesto tão simples que pode reduzir a mortalidade neonatal e infantil do Brasil. “Quisemos usar a força do grupo para promover o bem e fazer a diferença em nossa sociedade. Temos ciência da capacidade instalada de nossos shoppings de atuar como agentes transformadores da realidade e não medimos esforços para promover um grande mamaço aliado a uma campanha de arrecadação de frascos que pode salvar vidas de mais de 160 mil crianças em todo o país”, analisa.

O dia 19 de maio emerge como marco histórico da união de esforços entre os países integrantes da Rede Global de Bancos de Leite Humano para a salvaguarda da vida de milhões de crianças que tanto precisam do leite materno como fator de sobrevivência. E apenas um gesto pode fazer a diferença na vida de muitas crianças. “A parceria com a Ancar é uma experiência ímpar e inédita no Brasil. A empresa, sob a égide da responsabilidade social, encampou o movimento e se disponibilizou a abrir espaço em shoppings de todo o Brasil para a campanha de doação de frascos”, completa Aprígio.

Para apoiar os 219 bancos de leite nos 196 pontos de coleta, basta doar frascos de vidro de até 500g com tampa de plástico e boca larga, como os de café solúvel ou maionese, desde que seja de vidro. Confira os pontos de coleta dos shoppings:

– Shopping Conjunto Nacional
– Porto Velho Shopping
– Pantanal Shopping
– CenterVale Shopping
– Shopping Parque das Bandeiras
– Golden Square Shopping
– Shopping Metrô Itaquera
– Shopping Eldorado
– Rio Design Barra
– Rio Design Leblon
– Botafogo Praia Shopping
– Shopping Boulevard
– Shopping Nova América
– North Shopping Fortaleza
– North Shopping Maracanaú
– North Shopping Jóquei
– Natal Shopping
– Via Sul Shopping
– Shopping Nova Iguaçu