Metilfenidato pode comprometer desenvolvimento cerebral de crianças com TDAH

Por: Michelle E. Grady

O tratamento com metilfenidato pode afetar o desenvolvimento da substância branca relacionada com o transporte de sinais neurais em meninos com transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH), segundo uma nova pesquisa.

Os resultados de um estudo randomizado e controlado por placebo realizado com meninos e homens com TDAH virgens de tratamento mostram que quatro meses de tratamento com metilfenidato afetou tratos específicos na substância branca do cérebro em meninos, mas não em adultos. Os pesquisadores não encontraram alterações no cérebro dos meninos que receberam placebo.

“Os resultados mostram que os medicamentos para TDAH podem ter efeitos diferentes no desenvolvimento da estrutura cerebral em crianças comparados com os efeitos em adultos. As alterações nas medidas de anisotropia fracionada não estavam presentes nos homens adultos com TDAH, e tampouco nos homens adultos e meninos que receberam placebo, indicando que os efeitos do metilfenidato na substância branca do cérebro são modulados pela idade”, disse em um comunicado à imprensa a primeira pesquisadora, Dra. Liesbeth Reneman, Ph.D., médica do Departamento de Radiologia e Medicina Nuclear do Academic Medical Center da University of Amsterdam, na Holanda.

Texto compelto em: https://portugues.medscape.com/verartigo/6503896