ORIENTAÇÕES SOBRE ANSIEDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES



Ansiedade é uma reação natural do corpo, mas em alguns casos precisa de atenção, podendo se transformar em um distúrbio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um problema que afeta em torno de 18 milhões de brasileiros, incluindo crianças e adolescentes.

A presidente do Departamento de Saúde Mental da SOPERJ, Dra. Gabriela Crenzel, explicou que, praticamente, qualquer situação da vida pode disparar sintomas de ansiedade. A médica destacou que à medida que a criança vai se desenvolvendo, ela vai adquirindo maturidade, experiências, capacidade de abstração e outros recursos para lidar com as suas experiências da vida. “A ansiedade é mais comum quando se lida com algo desconhecido, que não se pode compreender e que causa um estado desagradável de tensão, apreensão ou medo.”

Dentre as situações mais comuns que levam à ansiedade, podemos destacar, no caso de bebês, a partir dos 8 meses de idade, a separação de seus pais ou outras pessoas que cuidam delas regularmente.

A especialista esclareceu que a partir do 2º ano de vida, medo de animais, de trovão, de escuro e muitos outros estímulos intensos e/ou assustadores podem ser disparadores de estados de ansiedade.

Matéria completa: http://soperj.com.br/ansiedade-infantil-orientacao/