Pediatras alertam para a diversidade de manifestações da Covid-19 em crianças



Por: Roxana Tabakman

Em março, com a pandemia de Covid-19 (sigla do inglês, Coronavirus Disease 2019) ainda iniciando no Brasil, médicos de um hospital de São Paulo se depararam com um caso inesperado. Uma menina de 10 anos previamente saudável foi admitida no serviço de emergência com sintomas respiratórios leves, 38 ºC de febre há 24 horas e hematúria importante. Filha de médicos que atendem pacientes com Covid-19, o teste por reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa (RT-PCR, sigla do inglês, Reverse Transcription Time Polymerase Chain Reaction) feito via swab nasofaríngeo foi positivo para SARS-CoV-2 (sigla do inglês, Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2) e negativo para outros vírus. O caso, publicado esta semana no periódico The Pediatric Infectious Disease Journal[1] pode ser a primeira notificação de complicações renais associadas à Covid-19 em uma criança.

“Achamos importante chamar a atenção da comunidade pediátrica para esse caso, porque a doença não é feita apenas de manifestações respiratórias. E de lá para cá fomos inundados de novos dados mostrando, principalmente em adultos, que o espectro de manifestações da doença é muito amplo”, disse ao Medscape o Dr. Marco Aurélio Sáfadi, um dos autores da carta ao editor e presidente do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

A menina passa bem, e no hospital não tiveram mais casos importantes desse tipo. Sim, os médicos atenderam quadros respiratórios graves com necessidade de ventilação mecânica e um caso de síndrome inflamatória e nos casos posteriores em que detectaram hematúria nenhum deles teve comprometimento renal grave.

Matéria completa em: https://portugues.medscape.com/verartigo/6504919?nlid=135891_4208&src=WNL_ptmdpls_200610_mscpedit_peds&uac=311575FR&impID=2414475&faf=1