Resposta cerebral pode contribuir para diagnóstico do TDAH em crianças



Por: Wendy Wolfson

Diferentes atividades cerebrais, como a inibição e a modulação do córtex motor no transtorno de déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH), podem dar um diagnóstico mais preciso da doença, sugere uma nova pesquisa.

Em um estudo de caso-controle, a capacidade de iniciar e adiar uma tarefa em um jogo de corrida de carros foi significativamente diferente entre as crianças com TDAH do que entre as crianças com desenvolvimento típico.

Quando as crianças com TDAH decidem agir ou não agir, a excitabilidade elétrica do cérebro difere de duas maneiras, disse o pesquisador do estudo Dr. Donald Gilbert, Ph.D., médico e diretor da Tourette’s Syndrome and Movement Disorder Clinics e do Transcranial Magnetic Stimulation Laboratory no Cincinnati Children’s Hospital Medical Center, em Ohio.

“Inicialmente, há um aspecto muito importante do sistema de interrupção que as crianças com TDAH não ativam e, em segundo lugar, seu aumento geral da atividade fisiológica cerebral para enfrentar o desafio da tarefa é menor”, disse o Dr. Donald, que também é professor associado do Departamento de Neurologia Infantil.

Essas descobertas forampublicadas on-line em 17 de janeiro no periódico Neurology.

Matéria completa em: https://portugues.medscape.com/verartigo/6503817