A Demografia Médica 2018 aponta que, no Rio, a pediatria é a especialidade que concentra o maior número de médicos (4.757). Com isso, há uma razão de 5,86 profissionais por mil habitantes, um dos maiores índices do país. O estudo da Faculdade de Medicina da USP, com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, será lançado dia amanhã, em Brasília.
Segundo os organizadores do relatório, o documento ajuda a dimensionar o problema da má distribuição dos médicos pelo país. Para eles, é resultado de medidas do governo “que não contribuem para a migração e fixação de médicos em áreas distantes ou pobres”.
Memória do blog
Há quatro anos, o Blog Emergência publicou sobre a frequente falta de pediatras na UPA de Madureira, na Zona Norte do Rio. Na época, a secretaria municipal de Saúde era comandada por Hans Dohmann (gestão Eduardo Paes) e alegou que o problema era causado pela falta de pediatras. Mas o presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio (Soperj), Edson Liberal, negou a informação. Agora, é a vez da Demografia Médica mostrar que o problema não é falta de profissional.
Para os médicos, o que falta é oferta de bom salário.
Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/blog-emergencia/post/rio-de-janeiro-e-o-estado-com-mais-pediatras-no-brasil.html