A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), através do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial, lança neste mês de dezembro o documento científico “O uso de ivermectina baseado em evidências em Pediatria”. O material tem como objetivo esclarecer questões a respeito da eficiência e dos possíveis riscos do uso deste medicamento, especialmente, para crianças. Considerando o atual cenário de pandemia do novo coronavírus, um dos pontos destacados no documento é que, em publicação recente, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) desaconselha o uso da ivermectina para o tratamento da COVID-19.
ACESSE AQUI O DOCUMENTO COMPLETO
Essa substância foi descoberta em 1974, e introduzida no mercado para uso em animais, domésticos e silvestres, em 1981, para controle de infecções causadas por nematódeos parasitários e artrópodes (inseto, carrapato e ácaros). Já o início da utilização em humanos ocorreu seis anos depois. Porém, o documento científico salienta que, na pediatria, a ivermectina só pode ser indicada para crianças maiores de cinco anos e com o peso acima de 15kg, e que deve ser evitado em gestantes e lactantes.
Matéria completa em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/sbp-lanca-documento-sobre-o-uso-da-ivermectina-e-desaconselha-substancia-para-o-tratamento-da-covid-19/