Com o slogan “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham” (Enabling breastfeeding: Making a difference for working parentes, no original), a Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês) divulgou o tema e metas da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2023.
Entre os objetivos listados para a #WBW2023 estão: informar as pessoas sobre as perspectivas dos pais trabalhadores com relação à amamentação e paternidade; fundamentar a licença remunerada e o suporte no local de trabalho com como ferramentas importantes para facilitar a amamentação; envolver as pessoas e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho; e conscientizar sobre ações de melhoria das condições de trabalho e apoio relevante ao aleitamento materno.
Conforme explica a presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Rossiclei Pinheiro, a pandemia de covid-19 afetou negativamente as mulheres grávidas, aumentando o risco de desemprego e perda de meios de subsistência e interrompendo o acesso a serviços de saúde nas diferentes etapas da gestação.
“Queremos ajudar e facilitar o desenvolvimento de ações para defender os direitos da mulher trabalhadora que amamenta. A ênfase é na licença-maternidade de 180 dias, incentivo à implantação de salas de apoio à amamentação nos locais de trabalho (extração de leite materno na volta ao trabalho), disponibilização de creches nas empresas ou próximas ao local e, inclusive, a extensão da licença-paternidade para 20 dias”, esclarece a pediatra.
Leia na íntegra em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/semana-mundial-de-aleitamento-materno-2023-tera-como-tema-central-os-pais-que-trabalham/