Você sabe pesquisar no Google? Parte I



O Google é a ferramenta de pesquisa mais popular do mundo. Todo mundo já utilizou ou vai utilizar o Google algum dia.

Mas será que você sabe mesmo pesquisar no Google? A partir de hoje, a Biblioteca do IPPMG vai te dar algumas dicas de como melhorar a sua pesquisa no Google para encontrar melhores resultados. Serão quatro postagens bem explicativas e com exemplos práticos. Caso surja alguma dúvida, mande um e-mail pra gente: biblioteca@ippmg.ufrj.br

Hoje nós vamos falar dos recursos para refinar a sua pesquisa. Imagine a seguinte situação:

Você tem que fazer um trabalho sobre pediatria hospitalar, e precisa começa a colher informações. Então, você abre o Google e digita na caixa de busca: pediatria hospitalar.

Ao analisar os resultados, você percebe que muitas coisas não são sobre pediatria hospitalar. São textos que tem as palavras pediatria e hospitalar separadamente. E agora?

Refinando sua pesquisa

Existem várias maneiras de melhorar e refinar a pesquisa acima, vamos conhecê-las:

 Uso das aspas: O uso de aspas é o recurso mais conhecido. Ao colocar pediatria hospitalar, o Google busca essas palavras separadamente. Mas ao colocar “pediatria hospitalar” ele busca exatamente a expressão. Faça a busca e veja a diferença nos resultados.

• Uso do sinal de +: O sinal de adição serve para o Google entender que você precisa de uma coisa + a outra. Pro exemplo, a busca “pediatria hospitalar” + ippmg trará somente os resultados que contenham estes dois termos de busca.

• Uso do sinal de – : O sinal de subtração serve exatamente para extrair algum termo. Se você fez a pesquisa anterior (“pediatria hospitalar” + ippmg) viu que vários dos textos falam sobre especialização em endocrinologia. Mas eu não quero nenhum resultado com endocrinologia! Então pesquisaremos por “pediatria hospitalar” + ippmg –endocrinologia. E pronto!

Esperamos que essas dicas sejam úteis para vocês! Em breve, mais dicas sobre o Google!