Parceria entre o Setor de humanização e a ONG Pêlo Próximo levou cães e esperança aos pequenos pacientes
Rio de Janeiro (RJ) – O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu no final de outubro a visita dos cães e tutores da ONG Pêlo Próximo, levando alegria e bem-estar aos pacientes, acompanhantes e colaboradores.
A parceria entre o setor de humanização e a ONG inundou os corredores e leitos do hospital com olhares curiosos, sorrisos e proporcionou experiências inesquecíveis aos pequenos hospitalizados. Fundada em 2010, a ONG é conhecida por levar seus animais a hospitais, abrigos de idosos e outros espaços de longa permanência, com o objetivo de proporcionar bem-estar emocional aos que enfrentam dias de desafios.
Nesta primeira visita ao IPPMG, crianças autorizadas pela equipe médica puderam viver a experiência de brincar e acariciar os pets. Flávia Moraes, voluntária da ONG e tutora da Nutella, uma das pets do projeto, contou que “é uma satisfação poder proporcionar mais conforto e alegria às pessoas nas visitas”.
Humanização em cada ação
A iniciativa, além de trazer benefícios emocionais, promove uma quebra na rotina hospitalar, oferecendo às crianças um momento de descontração e afeto em um ambiente acolhedor. Os cães, treinados e preparados, mantêm a tranquilidade durante as visitas. Regina Tirre Mercadante, integrante do Setor de humanização do IPPMG, explicou que “o setor sempre teve o desejo de trazer os cães para interagir com as crianças pois para muitas delas, internadas há anos, é a primeira vez que têm a chance de ver um animal de perto”.
Entre os voluntários da ONG, também há pessoas como Márcia Maciel, que embora não tenha um pet, participa das visitas como parte da equipe. “Não ter um cachorro não me impede de colaborar. Na ONG há a possibilidade de ser um voluntário e participar acompanhando outros pets e tutores e essa é a forma que encontrei de me sentir útil após conquistar minha aposentadoria”, comentou.
A visita dos cães da ONG Pêlo Próximo ao IPPMG reafirma a importância de ações que promovem a humanização no ambiente hospitalar, especialmente em casos pediátricos de média e alta complexidade, onde a jornada de recuperação é desafiadora.
Protocolos que garantem a segurança dos pets e das crianças
Para garantir que a visita fosse segura para todos, os voluntários da ONG e a equipe do hospital seguiram rígidos protocolos de higiene e segurança. Antes e depois de cada visita, os pets passam por uma higienização detalhada, e todos os cães são previamente avaliados por veterinários.
Os tutores e seus animais passam por uma seleção para participar do projeto, que inclui avaliações de comportamento e saúde, garantindo que eles estão prontos para interagir com os pequenos pacientes.
As visitas fizeram parte das ações idealizadas pelo setor de humanização para celebrar o mês das crianças. Outros hospitais da rede Ebserh já receberam a visita dos pets e reiteram os benefícios dessas atividades em meio à rotina hospitalar.
Sobre a Ebserh
O CH-UFRJ faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Maria Carolina Frigo Maschio, com revisão de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Tags: ch-ufrj, ufrj, ebserh, saúde, ippmg, dia das crianças, mês das crianças, pet, visita de pet em hospital, humanização, alegria
Legenda: A iniciativa, além de trazer benefícios emocionais, promove uma quebra na rotina hospitalar.