Núcleo de Segurança do Paciente

Apresentação

Segundo a RDC n°. 36/2013, o NSP é “a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente”, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde. É função primordial do NSP a integração das diferentes instâncias que trabalham com riscos na instituição, considerando o paciente como sujeito e objeto final do cuidado em saúde. Isto é, o paciente necessita estar seguro, independente do processo de cuidado a que ele está submetido. Ainda, consiste em tarefa do NSP, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos ao paciente. (BRASIL, 2016)

De acordo com a RDC n°. 36/2013, as principais competências do NSP são:

  • Implantar os Protocolos de Segurança do Paciente e realizar o monitoramento dos seus indicadores:
  • Desenvolver ações para a integração e a articulação multiprofissional no serviço de saúde;
  • Elaborar, implantar, divulgar e manter atualizado o Plano de Segurança do Paciente;
  • Promover mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades nos processos e procedimentos realizados, incluindo aqueles envolvidos na utilização de equipamentos, medicamentos e insumos e propor ações preventivas e corretivas;
  • Desenvolver, implantar e acompanhar programas de capacitação em segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde;
  • Analisar e avaliar os dados sobre incidentes decorrentes da prestação do serviço de saúde;
  • Compartilhar e divulgar à direção e aos profissionais do serviço de saúde os resultados da análise e avaliação dos dados sobre incidentes relacionados à assistência à saúde decorrentes da prestação do serviço de saúde;
  • Notificar ao SNVS os EA decorrentes da prestação do serviço de saúde;
  • Manter sob sua guarda e disponibilizar à autoridade sanitária, quando requisitado, as notificações de EA;
  • Acompanhar os alertas sanitários e outras comunicações de risco divulgadas pelas autoridades sanitárias.

Composição do NSP

  • Camille Petruccio Urago Brandão – Membro
  • Luciana Mendes – Membro
  • Sibelle Nogueira Buonora- Membro
  • Telma Galvão de Assis Gazelle – Coordenadora

Contato: nsp@ippmg.ufrj.br ou nspippmg@gmail.com

Notificação de Incidentes / Eventos Adversos

A notificação de incidentes/eventos adversos que ocorreram com as crianças durante a internação/ atendimento neste Instituto, durante o uso de tecnologias de saúde (medicamentos, artigos médico-hospitalares, etc), deverão ser realizadas por meio do link abaixo, podendo ser preenchido por pacientes, familiares, acompanhantes e profissionais de sáude.

Entende-se por incidente, o evento ou a circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário à saúde e por evento adverso, o incidente que resultou em dano à saúde.

A notificação contribuirá para o desenvolvimento de medidas corretivas que possam evitar que danos aos pacientes venham a se repetir, melhorando a Qualidade e a Segurança do Paciente neste Instituto.


  Clique aqui para fazer a notificação

Cultura de Segurança do Paciente

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária define a Cultura de Segurança do Paciente (CSP) como o produto de valores, atitudes, percepções, competências e padrões de comportamento de grupos e de indivíduos que determina o compromisso, o estilo e a proficiência no manejo da segurança dos pacientes nos serviços de saúde.   

A avaliação da cultura de segurança do paciente pode ser adotada tanto para o reconhecimento da situação organizacional como uma oportunidade de adotarmos a segurança como prioridade em todos os níveis da organização, utilizando a comunicação aberta, o trabalho em equipe, além do aprendizado contínuo a partir das notificações e vigilância dos incidentes/eventos adversos. 

Tendo em vista o exposto acima e a responsabilidade da monitorização da Cultura de Segurança do paciente Institucional pelo  Núcleo de Segurança do Paciente- NSP,  convidamos que participe como profissional atuante de qualquer área do IPPMG, para o preenchimento do questionário no link abaixo, nos auxiliando nas ações a serem desenvolvidas pelo Núcleo.

O  Questionário sobre Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC)  permite a avaliação das múltiplas dimensões da cultura de segurança do paciente e questiona a opinião de seus respondentes sobre pontos-chave relacionados à segurança – valores, crenças e normas da organização, notificação de eventos adversos, comunicação, liderança e gestão, e toma cerca de 10 minutos para ser preenchido, nesse sentido, reforçamos a importância da sua participação.    

Agradecemos a sua participação.

Clique para abrir o questionário