O Núcleo RDN é constituído de seis setores: Fisiatria, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia aplicada à Reabilitação e Pediatria do Desenvolvimento.
Foi implantado pela Profa. Alice Y.S. Hassano, pediatra do desenvolvimento e Profa. Lívia R. L. Borgneth, médica fisiatra, discípula do Dr. Gilberto Martins Ribeiro, pioneiro em trabalho multiprofissional e interdisciplinar na área da reabilitação.
Chefia do Núcleo
Alice Y. S. Hassano
Fisiatria
Lívia R. L. Borgneth e Sandro R. Dorf
Psicologia aplicada à Reabilitação
Ana Lúcia P. Oliveira
Fisioterapia
Marcos F. Rebel, Jocelene de F. Landgraf e Daniela P. de S. Peixoto
Terapia Ocupacional
Juliana S.M. G. da Cal e Monica V. Gonçalves
Fonoaudiologia
Maria Angela de O. C. Barreto e Flávia C. Barreto
Pediatria do Desenvolvimento
Lillian M. de A. Barça e Alice Y. S. Hassano
Missão
Promover a reabilitação de crianças com deficiências e/ou incapacidades, através de trabalho de equipe multiprofissional com metodologia interdisciplinar para desenvolver potencialidades e favorecer a inserção social, que é a meta final.
Histórico
1993: Projeto de implantação do Núcleo RDN aprovado pela Direção do IPPMG e a seguir pela Direção e Congregação da Faculdade de Medicina (09/09/1993), como local de apoio para estágio curricular do alunado dos cursos de Fisioterapia e Fonoaudiologia, recém-criados;
27/08/1997: Inauguração com o nome de Ambulatório de Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADN). A denominação foi alterada para Núcleo de Reabilitação e Desenvolvimento Neuropsicomotor (Núcleo RDN) em reunião do Conselho Diretor do dia 28/03/2006.
Atividades Desenvolvidas
a) ASSISTÊNCIA
É realizada por uma equipe multiprofissional, segundo um modelo interdisciplinar.
b) ENSINO E PESQUISA
Essas atividades são desenvolvidas com o alunado dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, dos cursos de pós-graduação lato senso (Residência Médica em Pediatria, Medicina Física e Reabilitação e Especialização em Pediatria).
c) EXTENSÃO
- Cursos de extensão, treinamento e qualificação dos profissionais de saúde (médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e outros) na área do desenvolvimento neuropsicomotor e reabilitação infantil.
- Finalidade: Multiplicação de polos de detecção precoce de alterações do desenvolvimento e reabilitação na rede pública, em que o trabalho seja realizado por equipe composta por esses profissionais com habilitação específica.
- Eventos: jornadas sobre reabilitação e desenvolvimento neuropsicomotor.

Fluxograma para acesso ao Núcleo RDN

Afecções mais frequentes apresentadas pelas crianças atendidas no Núcleo RDN
- Suspeita e/ou evidência de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (etiologias variadas, entre elas prematuridade, baixo peso de nascimento)
- Distúrbio do desenvolvimento neuropsicomotor (etiologias diversas
- Disfunção neuromotora (ou seja, paralisia cerebral
- Baixa visão associada a atraso global do desenvolvimento neuropsicomotor
- Paralisia do plexo braquial de origem obstétrica
- Meningomielocele
- Torcicolo congênito
- Erros posturais (cifose, escoliose)
- Encefalopatia crônica progressiva, miopatias, erros inatos do metabolismo, paralisia facial, síndromes genéticas, distúrbios respiratórios, outras.
O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional, segundo um modelo interdisciplinar, composta de:
- Médico Fisiatra;
- Pediatra do desenvolvimento;
- Fisioterapeuta;
- Terapeuta ocupacional;
- Fonoaudiólogo;
- Psicólogo.
Esta equipe atua, segundo um modelo interdisciplinar, reunindo-se semanalmente, durante uma hora, para discutir o caso de cada criança, visando fazer o diagnóstico funcional e plano terapêutico, com ênfase em suas potencialidades. A integração das avaliações feitas em cada um dos setores específicos facilita ver a criança e sua família, de forma global e contextualizada, e não de forma fragmentada, como poderia ocorrer caso esses profissionais trabalhassem isoladamente.
São considerados como fundamentais os seguintes pontos:
- Avaliação da condição clínica
- Diagnóstico funcional, com as avaliações das funções nas áreas motora, visual, auditiva, cognitiva, linguagem, social e psicoafetiva. Definição da função primariamente acometida e das outras afetadas secundariamente;
- Detecção precoce de desvios do desenvolvimento, através da análise dos pré-requisitos necessários para a aquisição das diversas funções;
- Tratamento é pelo método neuroevolutivo, baseado no preparo dos pré-requisitos necessários para a aquisição das diversas funções;
- Atenção integral a todos os aspectos do desenvolvimento da criança e sua família, visando-se como meta final a sua inserção social;
- Atuação como agente facilitador do desenvolvimento da resiliência da criança e sua família.