Núcleo de Reabilitação e Desenvolvimento Neuropsicomotor (RDN)

O Núcleo RDN é constituído de seis setores: Fisiatria, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia aplicada à Reabilitação e Pediatria do Desenvolvimento.

Foi implantado pela Profa. Alice Y.S. Hassano, pediatra do desenvolvimento e Profa. Lívia R. L. Borgneth, médica fisiatra, discípula do Dr. Gilberto Martins Ribeiro, pioneiro em trabalho multiprofissional e interdisciplinar na área da reabilitação.

Chefia do Núcleo

Alice Y. S. Hassano

Fisiatria

Lívia R. L. Borgneth e Sandro R. Dorf

Psicologia aplicada à Reabilitação 

Ana Lúcia P. Oliveira

Fisioterapia

Marcos F. Rebel, Jocelene de F. Landgraf e Daniela P. de S. Peixoto

Terapia Ocupacional 

Juliana S.M. G. da Cal e Monica V. Gonçalves

Fonoaudiologia

Maria Angela de O. C. Barreto e Flávia C. Barreto

Pediatria do Desenvolvimento

Lillian M. de A. Barça e Alice Y. S. Hassano

Missão

Promover a reabilitação de crianças com deficiências e/ou incapacidades, através de trabalho de equipe multiprofissional com metodologia interdisciplinar para desenvolver potencialidades e favorecer a inserção social, que é a meta final.

Histórico

1993: Projeto de implantação do Núcleo RDN aprovado pela Direção do IPPMG e a seguir pela Direção e Congregação da Faculdade de Medicina (09/09/1993), como local de apoio para estágio curricular do alunado dos cursos de Fisioterapia e Fonoaudiologia, recém-criados;

27/08/1997: Inauguração com o nome de Ambulatório de Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADN). A denominação foi alterada para Núcleo de Reabilitação e Desenvolvimento Neuropsicomotor (Núcleo RDN) em reunião do Conselho Diretor do dia 28/03/2006.

Atividades Desenvolvidas

a) ASSISTÊNCIA

É realizada por uma equipe multiprofissional, segundo um modelo  interdisciplinar.

b) ENSINO E PESQUISA

Essas atividades são desenvolvidas com o alunado dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, dos cursos de pós-graduação lato senso (Residência Médica em Pediatria, Medicina Física e Reabilitação e Especialização em Pediatria).

c) EXTENSÃO

  1. Cursos de extensão, treinamento e qualificação dos profissionais de saúde (médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e outros) na área do desenvolvimento neuropsicomotor e reabilitação infantil.
    • Finalidade: Multiplicação de polos de detecção precoce de alterações do desenvolvimento e  reabilitação na rede pública, em que o trabalho seja realizado por equipe composta por esses profissionais com habilitação específica.
  2. Eventos: jornadas sobre reabilitação e desenvolvimento neuropsicomotor.

Fluxograma para acesso ao Núcleo RDN

Afecções mais frequentes apresentadas pelas crianças atendidas no Núcleo RDN

  • Suspeita e/ou evidência de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (etiologias variadas, entre elas prematuridade, baixo peso de nascimento)
  • Distúrbio do desenvolvimento neuropsicomotor (etiologias diversas
  • Disfunção neuromotora (ou seja, paralisia cerebral
  • Baixa visão associada a atraso global do desenvolvimento neuropsicomotor
  • Paralisia do plexo braquial de origem obstétrica
  • Meningomielocele
  • Torcicolo congênito
  • Erros posturais (cifose, escoliose)
  • Encefalopatia crônica progressiva, miopatias, erros inatos do metabolismo, paralisia facial, síndromes genéticas, distúrbios respiratórios, outras.

O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional, segundo um modelo interdisciplinar, composta de:

  • Médico Fisiatra;
  • Pediatra do desenvolvimento;
  • Fisioterapeuta;
  • Terapeuta ocupacional;
  • Fonoaudiólogo;
  • Psicólogo.

Esta equipe atua, segundo um modelo interdisciplinar,  reunindo-se semanalmente, durante uma hora, para discutir o caso de cada criança, visando fazer o diagnóstico funcional e plano terapêutico, com ênfase em suas potencialidades. A integração das avaliações feitas em cada um dos setores específicos facilita ver a criança e sua família, de forma global e contextualizada, e não de forma fragmentada, como poderia ocorrer caso esses profissionais trabalhassem isoladamente.

São considerados como fundamentais os seguintes pontos:

  • Avaliação da condição clínica
  • Diagnóstico funcional, com as avaliações das funções nas áreas motora, visual, auditiva, cognitiva, linguagem, social e psicoafetiva. Definição da  função primariamente acometida e das outras afetadas secundariamente;
  • Detecção precoce de desvios do desenvolvimento, através da análise dos pré-requisitos necessários para a aquisição das diversas funções;
  • Tratamento é pelo método neuroevolutivo, baseado no preparo dos pré-requisitos necessários para a aquisição das diversas funções;
  • Atenção integral a todos os aspectos do desenvolvimento da criança e sua família, visando-se como meta final a sua inserção social;
  • Atuação como agente facilitador do desenvolvimento da resiliência da criança e sua família.