O DIA MUNDIAL SEM TABACO é, a cada ano, celebrado em todo mundo. É cada vez mais divulgado, fortalecido, incrementado com denúncias e campanhas de esclarecimento e sensibilização para os malefícios do tabaco à saúde das pessoas e do planeta.
Esta data visa integrar ações, sintonizar ideias e unir forças da sociedade. Neste ano a nossa Campanha dos Quixotes da Saúde na luta contra o tabagismo na infância e na adolescência procurou chamar a atenção das pessoas e do público infanto-juvenil, mostrando que o esporte e a alegria do futebol podem contribuir para um estilo de vida mais saudável, longe das drogas.
Pretendemos mostrar o tabagismo como um grave problema de saúde pública. Doença que ocorre pelo consumo de qualquer produto que contenha em sua composição o tabaco, extraído das folhas do fumo.
É a segunda causa de morte, somente superada pela hipertensão arterial. Provoca, a cada ano, mais de cinco milhões de mortes em todo o mundo, e no BRASIL 200 MIL MORTES. Temos mais de um bilhão de fumantes em todo o planeta, produzindo mais de 10 bilhões de guimbas de cigarros que a cada dia provoca mais poluição e destrói a natureza.
Nossa juventude é visada como novo mercado consumidor. A cada dia em todo mundo cerca de 100 mil jovens começam a fumar. Sabemos que 90% das pessoas que fumam começaram na adolescência. Atualmente há um forte incremento das estratégias de propaganda e marketing e grande sedução a estes jovens, com brindes, novas embalagens e diferentes sabores dos cigarros, o que facilita o consumo, aumentando assim uma maior aceitação da droga pelo público jovem.