Conheça o IPPMG

O nome do Instituto de Pediatria está interligado com Joaquim Martagão Gesteira, famoso bacteriologista que ao ser transferido para o Rio de Janeiro, assumiu a Cadeira de Puericultura e Clínica da Primeira Infância e a Direção do Instituto de Puericultura da Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro.

O Instituto de Pediatria da UFRJ – IPPMG foi inaugurado em 02 de outubro de 1953, sendo o primeiro prédio construído no campus da cidade universitária.

O projeto arquitetônico do IPPMG é de Jorge Machado Moreira e de Roberto Burle Marx e foi premiado na II Bienal de Arquitetura do Estado de São Paulo, no mesmo ano.

Eficiência e qualidade na atenção ao cidadão

O IPPMG é um hospital pediátrico universitário, além de ser uma das unidades acadêmicas que fazem parte do complexo hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O nome do Instituto de Pediatria é uma homenagem ao Doutor Joaquim Martagão Gesteira, famoso bacteriologista que assumiu a cadeira de Puericultura e Clínica da Primeira Infância e a Direção do Instituto de Puericultura da Faculdade Nacional de Medicina. O hospital assiste crianças de 0 a 13 anos que necessitam de atenção de média e de alta complexidade. É referência nacional em pediatria. Possui diversos especialistas em doenças raras e 30 especialidades pediátricas.

O Instituto tem como missão desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, articuladas à assistência especializada a crianças e adolescentes do Rio de Janeiro, com excelência técnica, ética e humanizada, em consonância com os preceitos do SUS.

A visão do IPPMG é estar entre as melhores instituições de ensino, pesquisa e cuidado à criança e ao adolescente do Brasil, produzindo atividades acadêmicas relevantes às necessidades da sociedade Brasileira, ligadas à assistência hospitalar e ambulatorial humanizada e de alta qualidade, adotando um modelo de gestão focado na sustentabilidade e participando ativamente da formulação das políticas públicas.

Os valores que regem o IPPMG englobam os princípios da Integralidade, Humanização, Excelência, Interdisciplinaridade, Equidade, Transparência, Responsabilização Coletiva, Gestão Participativa, Profissionalização da Gestão, Foco nas Pessoas, Sustentabilidade e, como valor maior, a proteção e salvação da criança Brasileira.

Além de um hospital pediátrico, o IPPMG é unidade de pesquisa na área materno-infantil e de ensino, oferecendo, inclusive, PEC, Programa de Educação Continuada. Realiza, no setor de saúde, teses de mestrado e doutorado. O Instituto realiza capacitação de profissionais e de voluntários. Abriga diversos programas de humanização da assistência à criança hospitalizada.

O IPPMG possui 60 leitos de enfermaria que constituem a Unidade de Pacientes Internos (UPI) e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, sendo 6 leitos pediátricos e 4 para assistência a RN com patologias cirúrgicas. A Unidade de Emergência funciona 24 horas por dia, prestando assistência clínica de urgência/emergência aos pacientes pediátricos. Já a Unidade Centro Cirúrgico do IPPMG possui uma sala cirúrgica com equipamentos necessários à realização de procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade.

Carta de Serviços ao Cidadão

A Carta de Serviços ao Cidadão é o instrumento que define as prioridades e expressa o compromisso do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) com a qualidade e eficiência dos serviços prestados ao cidadão, conforme as exigências do Decreto nº 6.932/2009, que dispõe sobre a simplificação do atendimento ao público. Serve de fonte de informação sobre quais serviços são prestados neste hospital de ensino, além de esclarecer as maneiras de acessar e obter esses serviços, como também, firmar os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos. Essa carta é uma proposta do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Ela serve de parâmetro tanto para essa instituição pública, quanto para a sociedade no aperfeiçoamento contínuo da qualidade da gestão pública.

Essa Carta de Serviços ao Cidadão pretende ser um documento que expressa os principais compromissos da instituição no atendimento a seus diversos públicos, visando facilitar o acesso aos serviços e produtos do IPPMG. O IPPMG e seu corpo social estão cientes da sua responsabilidade e continua empenhado na busca contínua e efetiva do aperfeiçoamento dos serviços prestados e convictos dos compromissos permanentes com a excelência da gestão pública para a construção do bem comum.