A nutrição sempre foi um dos pilares da Pediatria. A primeira publicação sobre nutrição infantil é frequentemente atribuída a um livro intitulado “A Book on Children: Being the Earlier History of the Subject and the Foundation of a New Series of Reading Books”, escrito pelo médico e filantropo britânico Dr. Thomas Browne, publicado em 1744. Nele, o Dr. Browne discutia vários tópicos relacionados aos cuidados com as crianças, incluindo a nutrição infantil. A Nutrologia Peditrica, como área de atuação só foi reconhecida pelo CFM em 2002, sendo titulados os pediatrias que comprovaram à época a atuação especializada na área.
O primeiro concurso público para professor em Nutrologia Pediátrica numa Universidade Brasileira ocorreu na UFRJ, em 1993. Neste mesmo ano, seguindo a tradição da nutrição infantil no IPPMG, desde Martagão Gesteira, mas passando pelo professor Pernetta, por Dilson Bonfim, Francisco Aristides Caire Mettrau, Marcus Fredrico Benhaulf, o recém concursado professor Hélio Rocha inaugurou um ambulatório na sala 9 do IPPMG de Nutrologia Pediátrica, em 1996 o prof. Dr Naylor Alves de Oliveira veio chefiar o que seria o Serviço de Nutrologia do IPPMG.
O Serviço de Nutrologia do IPPMG atua em todas as áreas da Nutrologia, e desde 1993, dá destaque às doenças metabólicas hereditárias. O Curso de Especialização foi criado em 1999 pelo prof. Naylor e a Drª Dolores Isabel. Já a residência médica veio a ocorrer em 2014. Hoje, o serviço atende nas manhãs de Segunda a Sexta-feira, exceto às Quartas-Feiras, no ambulatório Materno Infantil. Mantém uma Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional que dá suporte a todas as áreas de internação do IPPMG, tem um braço na Maternidade Escola com o ambulatório de seguimento nutricional dos prematuros e uma especialista responsável pelo suporte nutricional dos recém-nascidos. O canal teórico ocorre às Terças- Feiras no período tarde.
Componentes do serviço: