Pneumologia

O Serviço de Pneumologia (SP) existe informalmente desde 1979 e foi oficialmente criado em 1985 na gestão do Prof. Luiz Carlos de Siqueira. A chefia do SP esteve sob a responsabilidade do Prof. Clemax Couto Sant´Anna até 2002, quando a Prof.ª Maria de Fátima Bazhuni Pombo Sant’Anna sucedeu ao primeiro chefe. Desde 2020, a Prof.ª Ana Alice Amaral Ibiapina Parente assumiu a chefia. O Prof. Sidnei Ferreira, que aposentou-se em 2021, foi membro atuante do SP durante mais de 20 anos. Desde 2016, a Profa. Rafaela Baroni também compõe a nossa equipe.

Os membros do SP desempenham atividades de ensino, pesquisa e assistência na UPE, UPI, CTI e na Emergência do IPPMG – UFRJ. As atividades voltadas para a Graduação são: atividades práticas e aulas teóricas no 7º e 8º períodos do Curso de Medicina, Internato Rotatório e Eletivo, assim como Projetos de Iniciação Científica (PINC), Projetos de Extensão (como, o Fronteiras do Conhecimento em Pediatria) e apoio a Liga de Pediatria. Na Pós-Graduação, há mais de trinta anos, o SP participa na formação de Pneumologistas Pediátricos por meio do curso de Especialização e da Residência na área de atuação.

O SP tornou-se um serviço de referência no município e no estado do Rio de Janeiro para a pneumologia pediátrica em geral, à semelhança do que ocorre em outras especialidades pediátricas do IPPMG.

As doenças mais comuns atendidas são: asma/ lactente sibilante, tuberculose (infecção latente e doença), pneumonias complicadas e pneumonias de repetição.

Dispomos de oito turnos ambulatoriais por semana (segunda – manhã e tarde, terça – à tarde, quarta – manhã e tarde, quinta – manhã e sexta, manhã e tarde). Dois ambulatórios são especializados, a saber:

  1.  Ambulatório de tuberculose complicada e multirresistente na infância – Foi criado em maio de 2017, período no qual o IPPMG se tornou referência para tuberculose multirresistente na infância reconhecido pela Secretaria de estado de Saúde do Rio de Janeiro. Funciona às sextas feiras pela manhã.
  2. Ambulatório de asma complicada – criado em 2017, tendo em vista o interesse por novos fármacos para o controle da asma e a necessidade crescente de atendimentos por asma. Residentes e especializandos em Pneumologia são treinados na realização de provas de função pulmonar. Funciona às segundas feiras pela manhã e terças feiras à tarde.

Componentes do serviço: