O Serviço de Pneumologia (SP) existe informalmente desde 1979 e foi oficialmente criado em 1985 na gestão do Prof. Luiz Carlos de Siqueira. A chefia do SP esteve sob a responsabilidade do Prof. Clemax Couto Sant´Anna até 2002, quando a Prof.ª Maria de Fátima Bazhuni Pombo Sant’Anna sucedeu ao primeiro chefe. Desde 2020, a Prof.ª Ana Alice Amaral Ibiapina Parente assumiu a chefia. O Prof. Sidnei Ferreira, que aposentou-se em 2021, foi membro atuante do SP durante mais de 20 anos. Desde 2016, a Profa. Rafaela Baroni também compõe a nossa equipe.
Os membros do SP desempenham atividades de ensino, pesquisa e assistência na UPE, UPI, CTI e na Emergência do IPPMG – UFRJ. As atividades voltadas para a Graduação são: atividades práticas e aulas teóricas no 7º e 8º períodos do Curso de Medicina, Internato Rotatório e Eletivo, assim como Projetos de Iniciação Científica (PINC), Projetos de Extensão (como, o Fronteiras do Conhecimento em Pediatria) e apoio a Liga de Pediatria. Na Pós-Graduação, há mais de trinta anos, o SP participa na formação de Pneumologistas Pediátricos por meio do curso de Especialização e da Residência na área de atuação.
O SP tornou-se um serviço de referência no município e no estado do Rio de Janeiro para a pneumologia pediátrica em geral, à semelhança do que ocorre em outras especialidades pediátricas do IPPMG.
As doenças mais comuns atendidas são: asma/ lactente sibilante, tuberculose (infecção latente e doença), pneumonias complicadas e pneumonias de repetição.
Dispomos de oito turnos ambulatoriais por semana (segunda – manhã e tarde, terça – à tarde, quarta – manhã e tarde, quinta – manhã e sexta, manhã e tarde). Dois ambulatórios são especializados, a saber:
- Ambulatório de tuberculose complicada e multirresistente na infância – Foi criado em maio de 2017, período no qual o IPPMG se tornou referência para tuberculose multirresistente na infância reconhecido pela Secretaria de estado de Saúde do Rio de Janeiro. Funciona às sextas feiras pela manhã.
- Ambulatório de asma complicada – criado em 2017, tendo em vista o interesse por novos fármacos para o controle da asma e a necessidade crescente de atendimentos por asma. Residentes e especializandos em Pneumologia são treinados na realização de provas de função pulmonar. Funciona às segundas feiras pela manhã e terças feiras à tarde.
Componentes do serviço: