Somos uma equipe comprometida com o processo educativo, que coloca o cotidiano do trabalho e da formação em saúde em constante análise. Isso torna possível a reflexão e avaliação dos nossos atos coproduzidos no cenário em que atuamos.
Está respaldada pela Portaria GM/MS nº198, de 13 fevereiro de 2004, que institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) no Brasil.
Na Educação Permanente, o processo de educação dos trabalhadores da saúde perfaz um trajeto interdisciplinar e multiprofissional, numa perspectiva dialógica, colaborativa e compartilhada, objetivando a construção do conhecimento de forma coletiva. As respostas a prementes problemas do cotidiano do trabalho são vivenciadas diariamente, produzidas na experiência do trabalhador e a partir da problematização do processo de trabalho, onde busca-se alinhar as necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores às necessidades de saúde da população.
Aprendemos e ensinamos durante a realização do nosso trabalho rotineiro e queremos participar da evolução do processo de trabalho no setor, com uma atuação crítica, reflexiva, propositiva, compromissada e competente.
Enfermeira Professora Dra. Karen Gisela Moraes Zepeda
Coordenadora da Educação Permanente em Enfermagem / Divisão de Enfermagem do IPPMG/UFRJ.